O mundo do trabalho está em constante mudança e evolução graças a fatores como a tecnologia, as mudanças demográficas e às preferências e expectativas dos profissionais. Com isso, é fundamental acompanhar as principais tendências em 2023 que moldarão o futuro das empresas e a forma como os trabalhadores atuam.
7 tendências em 2023 no mundo do trabalho
1 – Aumento do trabalho remoto e híbrido
Uma das principais tendências do mundo do trabalho em 2023 que se consolidará é o aumento do trabalho remoto e híbrido.
Para ter uma ideia, uma pesquisa realizada em dezembro de 2022 com 2.026 trabalhadores mostrou que o formato híbrido é a melhor opção entre mais jovens e trabalhadores com ensino superior.
Com o avanço tecnológico, os trabalhadores têm cada vez mais a opção de trabalhar em qualquer lugar, e muitas empresas estão adotando essa abordagem mais flexível de trabalho.
Entre as principais vantagens do trabalho remoto apontada pelos profissionais está a possibilidade de trabalhar em um ambiente confortável e familiar, sem se preocupar com grandes deslocamentos ou tráfego intenso.
Já o trabalho híbrido, que combina o trabalho remoto com o trabalho presencial, oferece o melhor dos dois mundos. Ele permite que os trabalhadores se beneficiem da flexibilidade do trabalho remoto, mas ainda mantenham a conexão com a equipe e com a cultura da empresa.
2 – Inteligência artificial e automação
Uma das tendências de 2023 mais impactantes é o aumento da inteligência artificial e da automação nas empresas. A inteligência artificial e a automação já estão transformando muitas indústrias, automatizando processos e aumentando a eficiência.
No entanto, conforme a tecnologia continua a avançar, é provável que mais e trabalhos sejam automatizados, substituídos por robôs ou até mesmo facilitados pela IA.
Isso quer dizer que os profissionais deverão se preparar tanto para adquirir novas habilidades quanto aprenderem a lidar com as novas ferramentas e se adaptarem a novos tipos de trabalho.
Já as empresas deverão investir em treinamento e desenvolvimento para garantir que seus funcionários estejam preparados para lidar com a automação e a IA.
3 – Foco na saúde mental
Assim como aconteceu em 2022, a saúde mental continuará sendo uma preocupação importante no mundo corporativo em 2023.
O motivo é que a pandemia trouxe à tona a importância da saúde mental, e muitas empresas estão trabalhando para criar um ambiente de trabalho mais saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, apenas no primeiro ano da pandemia o índice de ansiedade e depressão aumentou cerca de 25%. Hoje, cerca de três anos depois, a população ainda é afetada por elas, mas também sofre sequelas como lapsos de memória e outros impactos do isolamento e das perdas.
Como medida, algumas organizações já implementam iniciativas como licenças remuneradas para cuidados de saúde mental, acesso a serviços de aconselhamento e terapia.
4 – Aumento da diversidade e inclusão
A diversidade e a inclusão são cada vez mais importantes no mundo do trabalho em 2023, especialmente com a chegada da geração Z no ambiente corporativo.
Muitas empresas estão percebendo que diversidade e inclusão não são apenas a coisa certa a fazer, mas também geram bons resultados para os negócios.
Isso acontece porque praticar a diversidade e a inclusão pode levar a ideias mais criativas, inovação e resolução de problemas mais eficazes.
5 – Aumento do trabalho freelance e gig economy
O trabalho freelance e a gig economy continuam a crescer em popularidade, especialmente em setores como marketing digital, desenvolvimento de software e design gráfico.
Se você ainda não está familiarizado com o termo gig economy, ele pode ser traduzido como “economia dos bicos”, ou seja, um modelo baseado em trabalhos temporários.
Esse tipo de trabalho se tornou cada vez mais comum nos últimos anos, à medida que as tecnologias digitais facilitam encontrar trabalho e a conexão com empregadores e empresas parceiras.
6 – Prioridade às softs skills
Outra tendência de 2023 é o foco nas soft skills, ou seja, nas habilidades interpessoais, que passam a ser mais importantes no mundo do trabalho.
Conforme as empresas se adaptam às mudanças, existem algumas soft skills que se destacam mais. Confira algumas das principais que as empresas exigirão:
- Relacionamento com o cliente
- Inteligência emocional
- Boa comunicação
- Flexibilidade
- Pensamento crítico
- Colaboração
- Aprendizagem contínua
Procure focar no desenvolvimento destas habilidades comportamentais para aumentar a sua empregabilidade.
7 – Novas expectativas de carreira
Por fim, é preciso falar das expectativas da geração Z em relação ao mercado de trabalho.
Nascidos nos meados de 1990 e anos 2000, esses jovens já são uma força importante no mundo corporativo. E eles também têm grandes expectativas que incluem:
- Maior ênfase em ter um propósito e causar impacto positivo para a sociedade através de seu trabalho;
- Maior flexibilidade de local e horário de trabalho;
- Forte cultura de aprendizado e desenvolvimento profissional contínuo;
- Diversidade e inclusão.
As empresas que forem capazes de atender essas expectativas terão a oportunidade de atrair e reter mais talentos.
Agora que você já conhece as principais tendências, o próximo passo é se atualizar e se desenvolver para acompanhar essa evolução.
Tags
Cultura Digital