A cibercultura é um conceito que se refere ao conjunto de práticas, comportamentos, valores e símbolos que emergem da interação entre as tecnologias digitais e a cultura. Ela surge a partir da popularização da internet e das tecnologias de comunicação e informação, que transformaram profundamente a maneira como as pessoas se comunicam, interagem e consomem informação.
Surge a partir da comunicação através de computadores, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multiusuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
Internet; Redes sociais; Comunicação digital; Globalização Conectividade; Multimídia; Virtualidade; Comportamento online
Identidade digital; Privacidade; Segurança cibernética; Inovação
Inteligência artificial; Big data; Internet das coisas; Economia digital; Educação a distância; Trabalho remoto; Entretenimento digital; Saúde digital; Sociedade em rede; Cultura participativa
Democratização do conhecimento; Ciberativismo; Dilemas éticos e morais.
A cibercultura é caracterizada pela sua natureza descentralizada e global, pela multiplicidade de vozes e pontos de vista que coexistem na rede, pela facilidade de acesso e compartilhamento de informações, e pela sua capacidade de conectar pessoas de diferentes partes do mundo em tempo real. Essas características tornam a cibercultura uma fonte inesgotável de possibilidades, mas também de desafios e dilemas.
Uma das principais características da cibercultura é a sua fluidez e mutabilidade. As tecnologias digitais estão em constante evolução, e novas formas de comunicação e interação surgem a todo momento. Além disso, a cibercultura é marcada pela rapidez e pela efemeridade: as informações se espalham com grande velocidade, mas também são rapidamente esquecidas ou substituídas por novas.
Outra característica importante da cibercultura é a sua capacidade de criar novas formas de expressão e de arte. A internet e as redes sociais, por exemplo, permitem a criação e a difusão de conteúdos multimídia como vídeos, música, fotos e textos de maneira rápida e fácil. Essas novas formas de expressão têm desafiado os padrões estabelecidos pela cultura tradicional e têm dado voz a grupos e indivíduos que antes eram marginalizados.
No entanto, a cibercultura também traz consigo desafios e dilemas. A facilidade de acesso e compartilhamento de informações pode levar à disseminação de notícias falsas e desinformação, o que pode ter consequências graves para a democracia e a sociedade em geral. Além disso, a cibercultura tem sido criticada por reforçar a polarização e o extremismo, ao permitir que grupos e indivíduos se fechem em bolhas de opinião e ignorem pontos de vista divergentes.
Outro problema da cibercultura é a privacidade e a segurança dos dados pessoais. A quantidade de informações pessoais que são coletadas e armazenadas na internet é enorme, e muitas vezes esses dados são usados de maneira inadequada ou até mesmo criminosa. A cibercultura também é um terreno fértil para a propagação de crimes virtuais, como o phishing, o roubo de identidade e o cyberbullying.
Em resumo, a cibercultura é um fenômeno complexo e multifacetado que traz consigo desafios e oportunidades. É importante que a sociedade esteja atenta aos seus efeitos e busque soluções para mitigar seus problemas e aproveitar suas vantagens. A cibercultura é uma das principais forças que moldam o mundo em que vivemos, e compreendê-la é essencial para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.
O ciberespaço é um conceito que se refere ao espaço virtual que se estabelece por meio das tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet. Ele representa um espaço de interação, comunicação e produção de conteúdo, que é acessível a partir de qualquer lugar do mundo, e que se tornou cada vez mais presente em nossa vida cotidiana.
O ciberespaço é caracterizado por sua natureza fluida e mutável. Ele é um espaço em constante evolução, onde novas tecnologias e formas de comunicação surgem continuamente. Além disso, o ciberespaço é marcado pela multiplicidade de vozes e pontos de vista que coexistem na rede, tornando-o uma fonte inesgotável de possibilidades e oportunidades.
No ciberespaço, as fronteiras físicas são superadas e as pessoas podem se comunicar e interagir sem as barreiras geográficas e culturais que antes limitavam a comunicação e a troca de informações. Isso permite o acesso a uma quantidade imensa de informações e conhecimentos, além de possibilitar a conexão entre pessoas de diferentes partes do mundo e culturas distintas.
Porém, o ciberespaço também apresenta desafios e dilemas. A facilidade de acesso e compartilhamento de informações pode levar à disseminação de notícias falsas e desinformação, o que pode ter consequências graves para a democracia e a sociedade em geral.
Além disso, a privacidade e a segurança dos dados pessoais são constantemente ameaçadas, e a exposição de informações pessoais pode levar a crimes virtuais como o roubo de identidade.
Outro problema é a polarização e o extremismo que podem ser reforçados no ciberespaço, com grupos e indivíduos se isolando em bolhas de opinião e ignorando pontos de vista divergentes. Além disso, a cultura do ódio e da intolerância pode ser fomentada no ciberespaço, com discursos de ódio, cyberbullying e assédio moral sendo propagados impunemente.
Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para construir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais. É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia.
Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo "tele-amigos", por exemplo (JUNGBLUT, 2004; QUIMARÃES JR., 1999).
Figura 2: Ciberespaço |
Complexificando as trocas comunicativas e abalando a estrutura centralizadora do mass média.
*mass média - ou meios de comunicação de massa são os canais usados para distribuir informações a um grande número de pessoas, sem qualquer tentativa de personalização.
Figura 3 - Interações 2023. |
As interações são cada vez mais ligadas à comunicação como um jogo. Os usuários são atores, personas.
É a persona que direciona a criação de conteúdo e das estratégias de Marketing Digital. Isso porque ela contém as principais características do cliente ideal da marca, o que permite desenvolver soluções assertivas para as suas demandas.
A Persona é um personagem criado pela empresa, que representa seu cliente ideal. Ela é pensada com base em informações e dados comportamentais reais, obtidos através de estudos de mercado, e de pesquisas realizadas com os clientes.
Constrói-se pela disseminação da informação, pelo fluxo de dados e pelas relações sociais ali criadas.
Ciberespaço - espaço relacional de comunhão, colocando em contato pessoas de todo o mundo. Se reúnem por interesses comuns, para bater papo, para trocar arquivos, fotos, músicas, correspondência... Mas que um fenômeno técnico, o ciberespaço é um fenômeno social.
Em resumo, o ciberespaço é um espaço de grande importância e complexidade, que apresenta desafios e oportunidades. É essencial que a sociedade esteja atenta aos seus efeitos e busque soluções para mitigar seus problemas e aproveitar suas vantagens. O ciberespaço é um espaço em constante evolução, e a compreensão de suas características é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
LINHAS DE ANÁLISE DO CONCEITO DE CIBERCULTURA
FORMA UTÓPICA - refere-se ao advento de novas mídias e como estas influenciam a sociedade, formando subculturas. Autores: Pierre Lévy e Andy Hawk.
ASPECTO INFORMATIVO - refere-se a um conjunto de práticas culturais que permite novas formas de transmitir a informação. Autores: Margaret Morse e Lev Manovich.
PONTO DE VISTA ANTROPOLÓGICO - refere-se a um conjunto de práticas culturais e estilos de vida gerados pelas TIC. Autores: Arturo Escobar e David Hakken.
EPISTEMOLOGICAMENTE - O termo é usado para teorizar as novas mídias e as explorar como uma cultura de informação. A cibercultura é auto-reflexiva pois a teoria faz parte de suas narrativas, que impulsionam novas teorias. Autores: Lev Monovich.
A cibercultura pode ser entendida com um campo de experiência através do qual esse fator instituinte dos tempos modernos começa a se tornar cotidiano à consciência. A formação que lhe subjaz remete a um conjunto de práticas e representações, através do qual ele se põe em vias de rotinização para o homem comum (RUDIGER, 2008. p.11).
A cibercultura que se forma sob os nossos olhos, mostra, para o melhor ou para o pior, como as novas tecnologias estão sendo, efetivamente, utilizada como ferramentas de uma efervescência social (compartilhamento de emoções, de conviviabilidade e de formação comunitária). A cibercultura é a socialidade como prática da tecnologia (LEMOS, 2000, p. 96).
Figura 5 - cibercultura |
REFERÊNCIA
Disponível em: < https://pt.slideshare.net/alinecorso/o-que-cibercultura-e-ciberespao?from_action=save>. Acesso em: 04/02/2023.
Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/mass-media/>. Acesso em: 04/02/2023.
Disponível em: <https://peepi.com.br/blog/persona/gclid=Cj0KCQiAofieBhDXARIsAHTTldqJiO8kldnTJHgFJ1lAsUMRVt2sK_kW0wJVZaa4mNMLjzrTK8bOF0aAqJoEALw_wcB>. Acesso em: 04/02/2023.